Perda de líquido por via vaginal é uma queixa frequente nos serviços de urgência e deve ser investigada para melhor encaminhamento do caso. Em relação a essa perda, é correto afirmar:
Questão
RN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (Hospital Universitário Onofre Lopes - HUOL)
2016
Residência (Acesso Direto)
Perda-liquido-por-via31dcb8f877
A
Para complementar o diagnóstico de rotura prematura das membranas, quando não há perda evidente de líquido via vaginal, mede-se o pH vaginal que se modifica de alcalino (7,1) para ácido (4,5), na presença de líquido amniótico.
B
Desde que haja diagnóstico de hipoplasia pulmonar fetal, a conduta ativa deve ser tomada em idade gestacional inferior a 24 semanas, e a resolução deve ser por via abdominal, devido à prematuridade extrema.
C
Entre os critérios diagnósticos de infecção ovular, encontram-se febre, taquicardia materna e braquicardia acentuada fetal, que se manifestam precocemente devido à redução do líquido amniótico que comprime a caixa torácica.
D
Na presença de infecção ovular, a conduta, em qualquer idade gestacional, é iniciar antibióticos de amplo espectro e interrupção da gravidez, preferencialmente, por via vaginal.