A Peritonite Bacteriana Espontânea (PBE) é uma condição frequentemente observada nos pacientes com doença hepática crônica. A esse respeito, é CORRETO afirmar que:
Questão
PR - Universidade Federal do Paraná - UFPR (Complexo Hospital de Clínicas - CHC)
2016
Residência (Acesso Direto)
Peritonite-Bacteriana23be0ab8d2
A
Pacientes com PBE podem apresentar febre, alterações do estado mental, leucocitose, desconforto abdominal ou nenhum destes sintomas, portanto, é necessário alto grau de suspeita clínica para indicar a realização das punções peritoneais, tendo em vista o risco envolvido no procedimento.
B
Pacientes com altos níveis de proteínas no líquido ascítico correm maior risco de desenvolver PBE.
C
Embora a PBE seja frequentemente observada em pacientes hospitalizados com cirrose e ascite, apresenta bom prognóstico e baixas taxas de mortalidade.
D
A translocação bacteriana é considerada o principal mecanismo de instalação da PBE, desta forma os agentes etiológicos mais comuns são a E. coli e outras bactérias intestinais, enquanto que bactérias Gram-positivas não estão associadas a esse tipo de infecção.
E
Pacientes com Hemorragia Digestiva Alta (HDA) varicosa apresentam acentuado aumento da frequência de PBE, estando indicada a profilaxia para PBE.