O Planejamento Estratégico Situacional (PES) foi idealizado por Carlos Matus, a partir de sua vivência como ministro da Economia do governo Allende, no período de 1970-73, e da análise de outras experiências de planejamento normativo ou tradicional na América Latina, cujos fracassos e limites instigaram um profundo questionamento sobre os enfoques e métodos utilizados. Com o intuito de viabilizar a aplicação do PES, Matus desenvolve algumas possibilidades operacionais. Sobre essas metodologias de operacionalização do PES, assinale a alternativa CORRETA.
Questão
SC - Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago)
2016
Residência (Acesso Direto)
Planejamento799e89ada0
A
O ZOPP (sigla em alemão de Zielorientierte Projektplanung – Planejamento por Projetos Orientado por Objetivos) foi desenhado para o nível central de gestão de um serviço de saúde.
B
O MAP (Método Altadir de Planejamento Popular) foi desenhado especialmente para o nível local de planejamento.
C
O PES, segundo Matus, é um método de alta complexidade e alta potência, apropriado para o nível diretivo de instituições de grande porte e com pessoal especializado.
D
O ZOPP (sigla em alemão de Zielorientierte Projektplanung – Planejamento por Projetos Orientado por Objetivos) é um método de complexidade elevada, presta-se bem para fazer análise estratégica e para abordar determinados problemas que definem uma situação global (macroproblemas).
E
Em toda a sua obra, Matus deixa bem clara a adequabilidade desses métodos, mas condena a utilização de mais de um método para a mesma situação.