A Política Nacional de Atenção Básica, no Brasil, considera o sujeito em sua singularidade, na complexidade, na integralidade e na inserção sociocultural e busca a promoção de sua saúde, a prevenção e o tratamento de doenças e a redução de danos ou de sofrimentos que possam com- prometer suas possibilidades de viver de modo saudável. Esta política:
Questão
GO - Universidade Federal de Goiás - UFG (Hospital das Clínicas de Goiás - HC)
2013
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Politica-Nacional57f8d1bf6f
A
é desenvolvida por meio do exercício de práticas gerenciais e sanitárias centralizadas, sob forma de trabalho em equipe, dirigidas a populações de territórios bem delimitados, considerando a dinamicidade existente no território em que vivem.
B
utiliza tecnologias de baixa complexidade e baixa densidade, que devem resolver os problemas de saúde de maior frequência e relevância em seu território.
C
orienta-se pelos princípios da universalidade, da acessibilidade e da coordenação do cuidado, do vínculo e continuidade, da integralidade, da responsabilização, da humanização, da equidade e da participação social.
D
destina-se a áreas subdesenvolvidas e de poucos recursos, tendo como princípio o atendimento individualizado e o coletivo.