A Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS) foi redefinida pelo Ministério da Saúde (MS) por meio da Portaria nº 2.446, de 11 de novembro de 2014. Em seu conteúdo são encontrados, além dos seus objetivos, princípios e diretrizes, os eixos operacionais e os chamados temas prioritários que devem orientar a implementação da referida política no âmbito do SUS (BRASIL, 2014). É considerado tema prioritário de acordo com a PNPS:
Questão
BA - Fundação Estatal Saúde da Família - FESF SUS
2021
Residência (Acesso Direto)
Politica-Nacional676f110e89
A
a equidade, ao basear as práticas e as ações de promoção de saúde, considerando as especificidades dos indivíduos e dos grupos.
B
a integralidade, quando as intervenções são pautadas no reconhecimento da complexidade, potencialidade e singularidade de indivíduos, grupos e coletivos.
C
a formação e a educação permanente, que compreende mobilizar, sensibilizar e promover capacitações para gestores, trabalhadores da saúde e de outros setores.
D
a autonomia, que se refere à identificação de potencialidades e ao desenvolvimento de capacidades, possibilitando escolhas conscientes de sujeitos e comunidades.
E
a intrassetorialidade, que diz respeito à desfragmentação das ações e serviços ofertados por um setor, visando à construção e articulação de redes cooperativas e resolutivas.