As Práticas Integrativas e Complementares (PICS) são tratamentos que utilizam recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais, voltados para prevenir diversas doenças ou como tratamento paliativo. Atualmente, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece, de forma integral e gratuita, diversos procedimentos de Práticas Integrativas e Complementares (PICS) à população. Os atendimentos começam na Atenção Básica, principal porta de entrada para o SUS. Evidências científicas têm mostrado os benefícios do tratamento integrado entre medicina convencional e práticas integrativas e complementares. Além disso, há crescente número de profissionais capacitados e habilitados e maior valorização dos conhecimentos tradicionais de onde se originam grande parte dessas práticas. Em relação a tais práticas, podemos afirmar:
Questão
TO - Fundação Universidade Federal do Tocantins - UFT
2021
Residência (Acesso Direto)
Praticas-Integrativas1001680fb70
A
Contempla sistemas não médicos complexos e recursos terapêuticos, os quais são também denominados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) de medicina tradicional e complementar/alternativa.
B
Envolvem abordagens que estimulam mecanismos naturais de prevenção de agravos e recuperação da saúde por meios eficazes e seguros, com ênfase na escuta acolhedora e no desenvolvimento do vínculo terapêutico, contudo não visa a integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade.
C
Outros pontos compartilhados pelas diversas abordagens abrangidas nesse campo são a visão ampliada do processo saúde doença e a promoção global do cuidado humano, especialmente do autocuidado.
D
No Brasil, a legitimação e a institucionalização dessas abordagens de atenção à saúde se iniciaram a partir do ano 2000, com a ascensão do populismo e o fortalecimento da Estratégia de Saúde da Família.