Pré-adolescente do sexo masculino de 10 anos de idade é levado à emergência por odinofagia e febre, aferida em até 39°C ha 3 dias. Está em uso de cetoprofeno de 12/12 horas, sem melhora. Relata uso de amoxicilina há 2 meses para tratamento de otite média aguda. Ao exame clínico, apresenta-se em bom estado geral, corado, hidratado, sinais vitais estáveis. Linfonodos cervicais de cerca de 1cm, palpáveis em cadeias cervicais anteriores bilateralmente, sem sinais flogísticos. À oroscopia, notam-se tonsilas hipertrofiadas, hiperemiadas, com placas esbranquiçadas e petéquias em palato mole. Não apresenta lesões de pele. Otoscopia sem alterações. Restante do exame clínico sem alterações. Diante do exposto, qual é a conduta?
Questão
SP - Hospital Vera Cruz - HVC
2023
Residência (Acesso Direto)
Pre-adolescente-sexo103542f38cb
A
Realizar strep test. Se negativo, está indicada a realização de cultura de orofaringe, e a antibioticoterapia pode ser introduzida após o seu resultado.
B
Deve-se iniciar a antibioticoterapia com amoxicilina + clavulanato até o sétimo dia de doença, para evitar glomerulonefrite.
C
Não há necessidade de realização de exame laboratorial para o diagnóstico, e o antibiótico de escolha neste caso é amoxicilina + clavulanato.
D
A ausência de coriza ou tosse exclui a possibilidade de etiologia viral, logo deve-se prescrever penicilina benzatina no pronto-socorro.