Questão
SP - Secretaria Municipal de Saúde de Piracicaba - SMS
2023
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Pre-escolar-2-anos-38375b5f85d
Pré-escolar, de 2 anos e 3 meses, chega à emergência com dor em membro inferior direito, não conseguindo ficar de pé há cerca de 3 dias. Mãe nega ter presenciado trauma, porém diz que a criança é cuidada pelos irmãos de 8 e 11 anos enquanto ela trabalha. Ao exame clínico, apresenta abaulamento e dor à palpação de coxa direita. A radiografia evidencia fratura cominutiva de porção proximal do fêmur direito. Diante do caso, após o tratamento da fratura, a conduta correta é
A
solicitar radiografia de corpo inteiro, acionar o serviço social para avaliar o contexto do trauma, as condições familiares e de moradia e comunicar o caso para o Conselho Tutelar da localidade de moradia da família.
B
abrir boletim de ocorrência policial e impedir que a mãe deixe a unidade com a criança, que está correndo risco de vida.
C
entender que a situação adversa deu-se por fatalidade provocada por situação social de vulnerabilidade e encaminhar para acompanhamento com equipe de saúde da família do seu território.
D
acionar o serviço social para avaliar as condições familiares e de moradia e providenciar os benefícios sociais necessários e comunicar o caso para a autoridade policial mais próxima ao hospital.
E
solicitar exame e laudo de corpo de delito, junto ao Instituto Médico Legal para complementar o prontuário médico da criança.