Pré-escolar de 2 anos, com história de febre alta (40°C) há 12 horas e apatia. Há 2 horas a criança ficou mais sonolenta e a mãe notou surgimento de manchas avermelhadas pelo corpo. Ao exame físico a criança encontra-se em mau estado geral, agitada e confusa. Pele com sufusões hemorrágicas em tronco e membros. Frequência respiratória de 42 IRPM, saturação O2 88%, frequência cardíaca de 160 bpm, pressão arterial 55X30 mmHg, pulsos finos, extremidades frias e enchimento capilar de 4 segundos. Sobre o caso clínico 1, são feitas as assertivas seguintes:
I. O paciente apresenta um quadro compatível com choque séptico com clínica sugestiva de meningococcemia.
II. O tratamento inicial do quadro consiste em abertura das vias aéreas, oferta de oxigênio por máscara não-reinalante, estabelecimento de acesso vascular periférico ou intraósseo, expansão com soro fisiológico 0,9% 20 ml/kg.
III. É fundamental neste caso coletar hemocultura antes do início da antibioticoterapia, podendo se postergar o início do antibiótico até que se consiga coletar a hemocultura.
IV. Se os sinais de choque persistirem após 3 etapas de expansão com soro fisiológico, deverá ser iniciada amina vasoativa.
Está/estão CORRETA (S) a (s) afirmativa (s):