Pré-escolar do sexo feminino comparece à Unidade de Pronto Atendimento acompanhada da avó que refere que há 12 dias a menor vem apresentando fezes liquido-pastosas, por volta de 6 episódios por dia, com sangue em pequena quantidade e muco, além de episódios eventuais de vômitos e febre que iniciou há dois dias, de até 38,5ºC. Não aceita bem a dieta e tem baixa ingesta de líquidos, pois sente náuseas. Avó relata que estava oferecendo apenas medicações sintomáticas para a criança. Última diurese há mais ou menos 6h, em pequena quantidade. Ao exame físico, paciente se mostra agitada e irritada, tem os olhos encovados, boca seca, chora sem lágrimas, está febril (38,3ºC) e taquicárdica. Sobre este caso é correto afirmar que:
Questão
PA - Universidade do Estado do Pará - UEPA Belém
2023
Residência (Acesso Direto)
Pre-escolar-sexo12034b50a1d
A
trata-se de um quadro de diarreia persistente pois já se arrasta por mais de 10 dias, com disenteria e desidratação leve.
B
trata-se de uma diarreia crônica, com desidratação moderada, cujos principais agentes etiológicos são vírus, bactérias e protozoários.
C
estamos diante de uma diarreia aguda com disenteria, sem desidratação, devendo-se iniciar antibiótico, anti-emético, antiperistáltico, antitérmico e recomendar uso de terapia de rehidratação oral no domicilio.
D
a paciente tem uma diarreia persistente, com desidratação grave e disenteria, necessitando de internação hospitalar e imediata terapia de rehidratação endovenosa, além de antibioticoterapia de amplo espectro, pois trata-se provavelmente de infecção por bactéria enteroinvasiva.
E
pode-se classificar como quadro de diarreia aguda, com disenteria e desidratação moderada, indicando-se reposição supervisionada na unidade de saúde de sais de rehidratação por via oral, em 3 a 4 horas ou, em caso de vômitos frequentes, por sonda nasogástrica, em 4 a 6h. Há necessidade de iniciar antibiótico, pois paciente com sangue nas fezes e sinais de toxemia.