Pré-escolar do sexo masculino, 4 anos, portador de hidrocefalia congênita, em pósoperatório tardio de neurocirurgia para colocação de válvula de derivação ventrículoperitoneal (DVP) aos 2 meses de vida, sem outras comorbidades, é trazido ao prontosocorro pelos pais pois há 3 dias vem apresentando febre alta (até 40ºC), irritabilidade, vômitos eventuais e hiperemia no trajeto da válvula. Ao exame físico, discreta macrocrania, mal estado geral, choroso, febril (39ºC), taquipneico (FR: 50ipm), mucosas pouco hidratadas, taquicardico (FC: 150bpm). Pupilas médias e isofotorreagentes. ECG: 13. Auscultas pulmonar e cardíaca sem alterações. PA: 93x45mmhg. Tempo de enchimento capilar de 3”. A dome flácido, com ruídos hidroaéreos e evacuações presentes, mas com dor à palpação no trajeto da DVP que se encontra hiperemiado. Sobre este caso julgue as afirmativas abaixo em Verdadeiras e Falsas.
( ) Provável choque hipovolêmico devido aos vômitos e febre, sendo prioritário iniciar reposição volêmica imediata.
( ) Deve-se priorizar nos primeiros 15’ monitorização hemodinâmica do paciente, fornecer oxigênio garantindo SO₂> 94% e obter imediatamente acesso endovenoso ou intraósseo a fim de iniciar reposição de fluidos.
( ) Deve ser prontamente coletado o kit sepse pediátrico que inclui gasometria e lactato arteriais, hemograma completo, culturas (hemoculturas e de outros sítios suspeitos), creatinina, bilirrubinas, coagulograma e outros exames a critério médico que ratifiquem o diagnóstico de sepse e demonstrem disfunções orgânicas.
( ) Trata-se de um quadro de sepse, cujo foco mais provável é sistema nervoso central, devendo-se proceder imediata coleta de LCR e iniciar antibiótico quando do resultado definitivo da cultura de LCR, sangue e outras que tenham sido coletadas.
( ) Dever-se-á administrar 1a dose de antibioticoterapia empírica na 1ª hora, visando cobertura de infecção de SNC, pois se trata provavelmente de quadro de sepse secundário à infecção da DVP.
( ) Neste caso, é dispensável a ressuscitação com fluidos pois a criança está normotensa e com bom nível de consciência.
A sequência correta de cima para baixo é: