Prematuro extremo, com peso ao nascimento de 725 g e com 28 semanas de idade gestacional, foi reavaliado aos 2 meses de vida. Coordenava bem sucção e deglutição, mantinha temperatura corporal estável em ar ambiente e apresentava ganho diário de peso (atualmente com 2.010 g). Dentre os exames prévios à alta hospitalar, a dosagem da hemoglobina plasmática indicou 7,9 g/dl. Diante deste resultado, a criança apresenta:
Questão
RS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (Hospital de Clínicas de Porto Alegre - HCPA)
2017
Residência (Acesso Direto)
Prematuro-extremo-com668cbaee36
A
Anemia da prematuridade por déficit de produção medular, devendo receber filgrastima (3 doses) e eritropoietina (2 doses), previamente à alta hospitalar.
B
Anemia da prematuridade, devendo receber alta hospitalar com prescrição de ferro oral e ser referenciada ao ambulatório para acompanhamento clínico rigoroso.
C
Anemia associada a esferocitose, pelo índice baixo de hemoglobina, devendo permanecer internada para completar a investigação clínica.
D
Anemia grave, devendo receber transfusão de concentrado de hemácias (15 ml/kg), repetir os exames e, se a hemoglobina estiver acima de 10 g/dl, poderá receber alta hospitalar.
E
Anemia grave, devendo receber transfusão de concentrado de hemácias (20 ml/kg) e permanecer internada por mais 1 semana para observação de eventuais sinais clínicos de insuficiência cardíaca.