Prevalência, sensibilidade, especificidade, valores preditivos e razões de probabilidades são instrumentos úteis na avaliação das dezenas de testes diagnósticos que aparecem diariamente nas revistas e consultórios médicos. É dever do médico conhecer as técnicas de validação e interpretação dos testes diagnósticos para decidir em bases científicas sua real utilidade. Qual dos conceitos apresentados está correto?
Questão
RJ - Centro Universitário Serra dos Órgãos - Unifeso (Hospital das Clínicas de Teresópolis Constantino Ottaviano - HCTCO )
2009
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Prevalencia56830bf8b9
A
A especificidade de um teste diagnóstico é, portanto, a probabilidade de uma pessoa com um resultado positivo ter a doença.
B
A sensibilidade de um teste é definida pela proporção de pessoas com a doença de interesse que têm o resultado do teste positivo. Indica quão bom é o teste para identificar os indivíduos doentes.
C
O valor preditivo positivo de um teste é definido pela proporção de pessoas com a doença de interesse que têm o resultado do teste positivo. Indica quão bom é o teste para identificar os indivíduos doentes.
D
A especificidade de um teste é a probabilidade de uma pessoa com resultado negativo não ter a doença. Indica quão bom é o teste para identificar os indivíduos doentes.
E
O valor preditivo negativo de um teste é a proporção de pessoas sem a doença que têm o teste negativo. Indica quão bom é o teste para identificar os indivíduos não doentes.