Questão
PR - Associação Médica do Paraná - AMP
2025
Residência com pré-requisito - Cirurgia (R+ CIR)
Prevenca-lesa-cerebral6046549e58
Prevenção de lesão cerebral secundária ou tratamento de células recuperáveis ao redor de focos de trauma, é o principal objetivo do manejo de um trauma cranioencefálico (TCE). Já que o processo da lesão cerebral primária não pode ser revertido ou corrigido, os resultados após um TCE são ditados pelo grau de sucesso da prevenção de lesões secundárias. Em relação a este tema, assinale a assertiva correta:
A
Nos pacientes instáveis hemodinamicamente com possível lesão cerebral o protocolo de hipotensão permissiva possui efeito de neuroproteção.
B
No paciente politraumatizado hipotenso com TCE grave, o uso de solução salina a 3% para redução de PIC possivelmente confere benefícios para a sobrevivência.
C
O uso de ácido tranexâmico no paciente instável hemodinamicamente e com TCE não tem benefício sobre a mortalidade, com exceção daqueles com sangramento externo volumoso.
D
Medicamentos anticoagulantes, como heparina e enoxaparina, devem ser realizados precocemente no paciente com TCE grave, com o objetivo de prevenir fenômenos tromboembólicos tardios.
E
A infusão de soluções cristaloides no paciente instável hemodinamicamente e com TCE deve ser realizado até a estabilização hemodinâmica e permite melhor perfusão cerebral, sem efeitos deletérios.