Primeira consulta: Seu Carlos é um homem saudável de 51 anos que vem à consulta para sua revisão anual. Quer fazer todos os exames que tem direito para não ser pego de surpresa por nenhuma doença. Na consulta, Dr. Fernando pergunta se há algum sintoma e o paciente nega. Ao exame físico, paciente apresenta PA = 130 x 80 mmHg e IMC = 23,7, não se verificando outros achados dignos de nota. Dr. Fernando, então, solicita alguns exames e reforça principalmente a importância de uma dieta equilibrada e realização de atividade física regular.
Segunda consulta: Seu Carlos retorna 30 dias depois com os exames solicitados e preocupado devido a uma Glicemia de 127 mg/dl que disseram para ele que seria diabetes. Queixou-se ainda de dor no peito e queria a todo custo encaminhamento ao cardiologista e um ecodoppler de membros inferiores, chegando a ficar bravo com Dr. Fernando que não queria solicitar. Dr. Fernando só consegue convencê-lo após perceber que o mesmo estava assustado com possibilidade de amputação como havia acontecido com seu vizinho portador de DM. Dr. Fernando então examina mais uma vez o paciente e não constata alterações cardíacas ao exame, verificando também a PA que estava 120 x 76 mmHg. Explica, então, o processo de evolução do DM e suas complicações, tranquilizando o paciente num primeiro momento. Reforça mais uma vez a importância de alimentação saudável e atividade física e orienta que é necessário repetir o exame de glicemia antes de tirar alguma conclusão sobre DM. Carlos fica satisfeito e questiona apenas sobre a dor no peito, para a qual Dr. Fernando combina de investigar melhor caso a mesma permaneça ou se agrave. Baseado nas evidências disponíveis atualmente considere as afirmativas abaixo e indique os exames que Dr. Fernando deveria pedir para seu Carlos como rastreamento na primeira consulta:
I - Glicemia de jejum é um exame fundamental para o rastreamento de diabetes em todos os pacientes acima de 35 anos e deve ser solicitado.
II - O perfil lipídico não deve ser considerado devido ao IMC normal do paciente.
III - PSA deve ser solicitado já que o paciente tem mais de 50 anos de idade.
IV - Pesquisa de Sangue Oculto nas Fezes é irrelevante devido à ausência de sintomas do paciente.
V - Teste ergométrico deve ser considerado já que houve uma indicação para realização de atividade física.
Quais das afirmativas acima são VERDADEIRAS?