Primigesta, 14 anos, usuária de cocaína, portadora de epilepsia desde a infância fazendo uso irregular de fenitoína, gestação de 32 semanas. Não fizera pré-natal, mas seu ciclo menstrual sempre foi regular, inclusive o último. Chegou ao pronto-socorro queixando-se de intensa cefaleia frontal, borramento da visão e epigastralgia. Ao exame: PA = 140/110 mmHg, altura uterina = 25 cm; frequência cardíaca fetal = 120 bpm , toque vaginal:colo longo, grosso, posterior impérvio, plano zero de De Lee. Cardiotocografia: padrão não-tranquilizador com algumas desacelerações variáveis; ultrassonografia com dopplervelocimetria: diástole-reversa. Fita reagente urinária: proteínas 4+. Uma hora após o atendimento inicial, começa a apresentar convulsões tônico-clônicas. Com relação a este caso, assinale a alternativa correta:
Questão
PR - Universidade Estadual de Londrina - UEL (Hospital Universitário da UEL)
2009
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Primigesta-14-anos1126ed7837c
A
Trata-se de uma convulsão epiléptica, devendo a paciente ser inicialmente hidantalizada.
B
Hidantalizar a paciente e proceder a resolução imediata da gestação por via vaginal.
C
Proceder a administração imediata de benzodiazepínico para controle da convulsão e induzir o trabalho de parto com ocitocina.
D
Proceder a administração de sulfato de magnésio endovenoso, corticoterapia e induzir o parto via vaginal.
E
Trata-se de um feto com restrição de crescimento intrauterino com sofrimento fetal e necessidade de resolução imediata da gestação.