Primigesta, 16 anos, vem para a primeira consulta pré-natal após teste de gravidez urinário positivo, com atraso de 11 semanas. Queixa-se de náuseas, tontura, cansaço e sonolência durante o dia e dor nas mamas. Refere palpitações eventuais e, ultimamente, sente-se com constipação intestinal. Sem comorbidades, nega alergias. Exame físico: bom estado geral, PA = 90 x 60 mmHg; FC = 104 bpm; FR = 22 irpm; T = 36,7ºC. Semiologia pulmonar sem alterações. Semiologia cardiológica com presença de sopro sistólico +/4+ multifocal e desdobramento da primeira bulha cardíaca. Abdome flácido, RHA+, sem alterações, indolor, útero não palpável. Exame ginecológico sem alterações. Em relação às queixas e achados de exame físico desta paciente, é CORRETO afirmar que:
Questão
SP - Sistema Único de Saúde - SUS SP
2016
Residência (Acesso Direto)
Primigesta-16-anos-vem116589f5e3f
A
A presença de sopro cardíaco pode ser um achado fisiológico na gestante, porém omais frequente é a presença de sopro diastólico.
B
Na gestação, há um aumento fisiológico do débito cardíaco e da frequência cardíacamaternas. A gestante também pode apresentar uma “dispneia fisiológica” devido ao aumento do volume corrente.
C
Mastalgia é uma queixa incomum em gestantes em período inicial da gestação.
D
Constipação é frequente em gestantes, está associada aos níveis hormonais de beta-hCG e tende a melhorar com a evolução da gestação.
E
A pressão arterial tende a cair no primeiro trimestre de gestação, mantendo-se emníveis mais baixos durante toda a gestação. Isso se deve ao fenômeno de vasoconstrição na gestação.