Questão
SP - Hospital Israelita Albert Einstein - HIAE
2023
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Primigesta-24-semanas66a5bc4ead
Primigesta, 24 semanas, procura maternidade com disúria e polaciúria há 3 dias. Nega outras queixas. Médico que a atende verifica o cartão de pré-natal e identifica uma glicemia de jejum realizada com 10 semanas de 91 mg/dL e um teste de tolerância oral a glicose (TTOG) 75 g realizado com 21 semanas de 94 mg/dL (jejum)/140 mg/dL (pós 1 hora)/104 mg/dL (pós 2 horas). Nesse caso,
A
a paciente realizou corretamente a glicemia de jejum na primeira consulta de pré-natal, pois deve-se avaliar gestantes sem diagnóstico prévio com objetivo de detectar overt diabetes versus diabetes mellitus gestacional.
B
a paciente não realizou hemoglobina glicada, apesar de ser o principal exame laboratorial para diagnóstico de diabetes mellitus gestacional e pode ser realizado em qualquer momento da gestação.
C
o TTOG 75 g realizado está normal e indicação adequada, pois recomenda-se a realização do mesmo para investigação de diabetes mellitus gestacional entre as 20a e 24a semanas de gestação.
D
a paciente não tem diagnóstico de diabetes mellitus gestacional, pois o diagnóstico, feito por glicemia de jejum tem como valor positivo acima de 126 mg/dL, sendo que pode ser feito em qualquer idade gestacional.