Questão
CE - Seleção Unificada para Residência Médica do Estado do Ceará - SURCE
2022
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Primigesta-27-anos71516b973d
Primigesta, de 27 anos, comparece à emergência de maternidade em início da fase ativa do trabalho de parto. Apresenta RT-PCR para Covid-19 positivo do dia anterior. Informa quadro gripal há 6 dias, com adinamia, odinofagia, anosmia e febre baixa. Nega dispneia. Ao exame, saturação de oxigênio de 98%. Paciente solicita direito a acompanhante e apresenta plano de parto que deseja seguir. Suas orientações, levando em consideração a pandemia do Covid-19, são:
A
A Covid-19 é indicação para alterar a via de parto, sendo o parto cesáreo a via de parto mais indicada nesse caso. Durante a realização da cesárea, o plano de parto da paciente deve ser seguido, com direito a acompanhante de sua escolha, bem como clampeamento oportuno do cordão umbilical.
B
Não só a gestante, mas também seu recém-nascido e seu acompanhante deverão ser isolados, de preferência em um quarto de alojamento conjunto. Quando sozinhos no alojamento conjunto com o recém-nascido, o uso da máscara não se faz necessário pela puérpera e pelo seu acompanhante.
C
Privilegiar o aleitamento natural, com liberação da prática da amamentação, desde que medidas que garantam a proteção, tanto da mãe quanto do recém-nascido, sejam seguidas. Puérperas com dispneia, podem retirar a máscara enquanto amamentam para conforto materno e melhora da saturação de oxigênio.
D
Priorizar o parto vaginal, por ser mais seguro a gestantes com Covid-19. Deve-se explicar à paciente e aos seus familiares sobre risco de contaminação e orientar que o isolamento é a medida mais segura. No caso de o acompanhante permanecer, não deve circular nas demais áreas do hospital e precisa usar máscara quando o fizer.