Primigesta, 36 anos, G3P2A0 (2 cesáreas anteriores), idade gestacional de 35 semanas, busca atendimento na emergência obstétrica por quadro de mal estar geral, cefaleia, dor de moderada intensidade em hipocôndrio direito e 3 episódios de vômitos nas últimas 6 horas. Os achados dos exames físico e laboratorial revelam: Pressão arterial 175 x 108 mmHg, temperatura 36,6ºC e plaquetas 42.000/mm³. Diante do quadro clínico apresentado, qual a conduta mais adequada a ser tomada?
Questão
CE - Seleção Unificada para Residência Médica do Estado do Ceará - SURCE
2024
Residência com pré-requisito - R+ Mastologia
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Primigesta-36-anos723e05659f
A
Iniciar anti-hipertensivo sublingual (nifedipino) e corticoide para maturação pulmonar fetal. Resolução da gestação em 24h.
B
Iniciar anti-hipertensivo venoso (hidralazina), sulfato de magnésio e resolução imediata da gestação por cesariana, com transfusão de plaquetas imediatamente antes da cirurgia.
C
Iniciar anti-hipertensivo via oral (metildopa) e corticoide para maturação pulmonar fetal. Solicitar enzimas hepáticas, bilirrubina e desidrogenase láctica. Resolução da gestação em 48h.
D
Iniciar sintomáticos (antiemético, analgésico e anti-hipertensivo), solicitar enzimas hepáticas, bilirrubina (total e frações) e desidrogenase láctica. Resolução da gestação com 36 semanas.