Questão
SP - Hospital do Servidor Público Municipal - HSPM
2009
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Primigesta-idade947d8a67a8
Primigesta, idade gestacional de 40 semanas e 1/7 pela data da última menstruação (compatível com ultrassonografia de primeiro trimestre), procura atendimento porque seu parto não ocorreu até a data prevista. Relata boa movimentação fetal e nega perdas vaginais. Ao exame, bom estado geral, corada, pressão arterial de 110 × 70 mmHg, altura uterina de 37 cm, batimentos cardíacos fetais rítmicos: 124 bpm, dinâmica uterina ausente e tônus uterino normal. Ao toque, colo grosso, posterior, pérvio para 2,0 cm, membranas íntegras e apresentação cefálica. Sobre esse caso, é correto afirmar que se trata de gestação: 
A
pós-data, a paciente deve ser submetida a parto cesárea pelo risco de insuficiência placentária e sofrimento fetal.
B
pós-data com colo desfavorável para indução do parto, é realizado o perfil biofísico fetal e a amnioscopia e, se os resultados forem normais, a paciente será orientada para aguardar o trabalho de parto e retornar em 3 dias para reavaliação.
C
pós-data, a paciente deve ser orientada a aguardar trabalho de parto espontâneo e retornar para reavaliação após 42º semana.
D
pós-termo, deve ser realizada uma avaliação doppler velocimétrica da circulação fetal para determinar se o parto será imediato por cesárea ou se será possível a indução com ocitocina. 
E
pós-termo e, devido ao risco aumentado de aspiração meconial, o parto preferencial é a cesárea.