Questão
SC - Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago)
2022
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Primigesta97ed48a900
Primigesta, assintomática, sem patologias prévias, iniciou acompanhamento de pré-natal com 8 semanas de idade gestacional (IG). Foram realizados, entre outros exames, os testes para triagem de toxoplasmose. Inicialmente, o resultado foi anticorpos IgM positivos e anticorpos IgG negativos. Com esse resultado, o médico optou por repetir os mesmos exames 15 dias depois. A gestante só retornou para consulta com 16 semanas de IG e a nova sorologia para toxoplasmose apresentou anticorpos IgM e IgG positivos.

Com base nos protocolos da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia, assinale a alternativa que apresenta a conduta a ser tomada.
A
Realização de avidez de anticorpos IgG em nova amostra, para afastar a possibilidade de anticorpos IgM residuais de infecção antiga.
B
Indicar imediatamente amniocentese para o diagnóstico de possível infecção fetal.
C
Iniciar tratamento com espiramicina, na dose de 3 g por dia, e programar amniocentese para ser realizada após 18 semanas.
D
Iniciar o tratamento com espiramicina, alternando-se de três em três semanas com sulfadiazina, pirimetamina e ácido folínico, bem como a realização de USG morfológico.
E
Em razão dos exames sorológicos para toxoplasmose terem sido discordantes, antes de iniciar a medicação, repetir os testes sorológicos para detecção dos anticorpos IgM e IgG