O Programa Farmácia Popular do Brasil tem como um dos seus principais objetivos a ampliação do acesso da população aos medicamentos básicos e essenciais, diminuindo, assim, o impacto do preço dos remédios no orçamento familiar. Sobre o Programa Farmácia Popular do Brasil podemos afirmar que:
I. O Programa Farmácia Popular baseia se na efetivação de parcerias com prefeituras, governos estaduais, órgãos e instituições públicas ou privadas sem fins lucrativos de assistência à saúde.
II. Os objetivos característicos do Programa Farmácia Popular do Brasil e suas peculiaridades na forma de implementação indicam um caminho perene de articulação multi-institucional das diferentes esferas de governo e com distintos atores da sociedade, na busca de soluções para uma complexa demanda social, que é a garantia de assistência farmacêutica a toda a população do País.
III. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) e de instituições brasileiras indicam que as famílias de menor renda destinam 2/3 dos gastos com saúde para a compra de remédios.
IV. O Programa Farmácia Popular do Brasil, no âmbito do Programa de Saúde do Governo Federal e no contexto das ações de assistência farmacêutica, deve ser considerado como uma Política Pública com um importante objetivo que é a ampliação do acesso da população a todos os tipos de medicamentos.
Sobre o Programa Farmácia Popular do Brasil, está CORRETA a alternativa: