O Programa Nacional de Controle da Tuberculose atualmente preconiza como esquema de tratamento de primeira linha a combinação de quatro medicamentos (RHZE). Sobre os fármacos utilizados no tratamento da tuberculose, pode-se afirmar que:
Questão
RS - Associação Médica do Rio Grande do Sul - AMRIGS
2012
Residência (Acesso Direto)
Programa-Nacional33bbbb7cbf
A
O etambutol foi introduzido no tratamento da tuberculose pulmonar em 2009 e deverá ser utilizado durante os seis meses de tratamento, a fim de combater a resistência primária à isoniazida.
B
A isoniazida e a rifampicina são os medicamentos neste esquema quádruplo com maior poder bactericida, sendo drogas ativas em todas as populações bacilares sensíveis, quer intracavitárias, nos granulomas ou intracelulares.
C
Medicamentos como rifampicina, isoniazida, pirazinamida, etambutol, estreptomicina, etionamida e quinolonas podem ser utilizados no tratamento da tuberculose durante a gestação e a lactação.
D
A rabdomiólise é um dos importantes efeitos colaterais do tratamento com rifampicina e indica a necessidade de imediata suspensão do uso deste fármaco.
E
O etambutol é um bactericida contra os bacilos de multiplicação rápida, localizados no interior das cavidades pulmonares e utilizado para prevenir a emergência de bacilos multirresistentes.