O Programa Nacional de lmunizações por meio da Nota Técnica Conjunta nº 70/2024 alerta sobre o aumento global dos casos de coqueluche. Só no Paraná são 535 casos confirmados e 1 óbito divulgados no boletim da Secretaria de Estado da Saúde de 25/09/2024. A coqueluche é uma doença infecciosa aguda, de alta transmissão respiratória, de dlstribuição universal, imunoprevenível e de notificação compulsória. Com base nesta informação marque a única resposta correta.
Questão
PR - Associação Médica do Paraná - AMP
2025
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Programa-Nacional6499aa5472
A
A vacinação da coqueluche nos últimos anos também entrou no calendário vacinal das gestantes, com a vacina tríplice bacteriana acelular do adulto (dTpa, contendo toxoides contra o tétano e a difteria e componente pertussis acelular) idealmente entre 27 e 36 semanas e com intervalo de dez anos entre as doses.
B
A vacinação de tétano, difteria e coqueluche(dTpa) apenas é recomendada na gestação a fim de diminuir as taxas de mortalidade neonatal e infantil em situações especiais como casos de surtos ou epidemias.
C
O benefício da vacinação contra coqueluche ocorre na gestação pela passagem de anticorpos para o feto, portanto, antes da alta hospitalar, no puerpério, não é necessário checar a situaçăo vacinal da mãe para coqueluche (dTpa).
D
A vacina tríplice bacteriana acelular é recomendada a partir de 20 semanas, também com o objelivo de oferecer imunidade passiva ao lactente contra a coqueluche.
E
Gestantes vacinadas com esquema completo com pelo menos 3 doses de vacina com componente tetânico, não precísam receber uma dose de dTpa a partir de 20 semanas de gestação.