O Programa Nacional de Imunização organiza toda a política nacional de vacinação da população brasileira e tem como missão o controle, a erradicação e a eliminação de doenças imunopreveníveis. É considerado uma das principais e mais relevantes intervenções em saúde pública no Brasil, em especial pelo importante impacto obtido na redução de doenças nas últimas décadas, com base no que preconiza o Ministério da Saúde assinale a alternativa correta.
Questão
ES - Hospital Estadual Dr Jayme dos Santos Neves - HEJSN
2024
Residência (Acesso Direto)
Programa-Nacional69d3187832
A
Prematuridade ou baixo peso ao nascer – as vacinas devem ser administradas na idade cronológica recomendada, inclusive a vacina BCG, que pode ser administrada nas crianças independente do peso.
B
A vacina BCG tem efeito protetor documentado contra tuberculose disseminada e meningite tuberculosa em crianças pequenas, porém não protege contra infecção primária nem contra reativação de infecção pulmonar latente.
C
A 1ª dose da vacina para hepatite B deve ser administrada o mais precocemente possível, nas primeiras 12 a 24 horas de vida (preferencialmente nas primeiras 12 horas após o nascimento) e as demais na forma de vacina penta (Sarampo + Caxumba + Rubéola + Hib + HepB) aos 2, 4 e 6 meses.
D
A avaliação da imunidade pós-vacinal não está recomendada como rotina. Em grupos de risco, recomenda-se dosar o HBsAg (antígeno da supervício do vírus da Hepatite B) entre 1 e 2 meses após a série completa de vacinas.