O Projeto ACERTO (Aceleração da Recuperação Total Pós-Operatória) iniciou o programa multimodal pioneiro no território nacional, o qual, desde a concepção, destacou a importância de questões nutricionais na recuperação do paciente cirúrgico. São recomendações do projeto ACERTO:
Questão
RJ - Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia - INTO
2023
Residência (Acesso Direto)
Projeto-ACERTO376b420a53
A
O paciente deve receber orientações e conselhos verbais que o ajudem a ter rápida recuperação no período perioperatório. O uso de panfletos e livretos é desencorajado, pois dificulta a compreensão da informação.
B
A terapia nutricional pré-operatória por via oral, enteral ou parenteral deve ser instituída a pacientes candidatos a operação de pequeno a moderado porte, independente do risco nutricional.
C
Em pacientes de maior risco e submetidos a operação de grande porte, a terapia nutricional deve incluir imunonutrientes, tanto pelo uso de suplementos orais como por via enteral.
D
Para a maioria dos pacientes candidatos a procedimentos eletivos, recomenda-se jejum de sólidos de 8-12h antes da indução anestésica. Líquidos contendo carboidratos (maltodextrina) devem ser ingeridos até 6h antes da anestesia, exceto para casos de retardo no esvaziamento esofágico ou gástrico, ou em procedimentos de emergência
E
A realimentação oral ou enteral após operação abdominal eletiva deve ser precoce (em até 24h de pós-operatório) desde que o paciente esteja hemodinamicamente estável. A exceção a esta recomendação se dá nos casos de anastomoses digestivas, pelo risco elevado de deiscências e complicações.