O Projeto Terapêutico Singular (PTS) é um conjunto de propostas de condutas terapêuticas articuladas para um indivíduo, uma família ou um grupo, e resulta da discussão coletiva de uma equipe interdisciplinar com Apoio Matricial, se for necessário. Sobre o PTS, é INCORRETO afirmar:
Questão
SP - Universidade de Taubaté - Unitau (Hospital Universitário de Taubaté)
2020
Residência (Acesso Direto)
Projeto-Terapeutico433c725460
A
Pode ser utilizado como uma ferramenta do processo de integração entre Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e equipes vinculadas, permitindo que, mesmo em situações em que seja necessária uma intervenção específica do profissional do NASF, a equipe de referência possa manter a coordenação do cuidado.
B
É uma reunião de toda a equipe, em que todas as opiniões são importantes para ajudar a entender o sujeito com alguma demanda de cuidado em saúde e, consequentemente, para definição de propostas de ações.
C
O nome Projeto Terapêutico Singular destaca que o projeto pode ser feito para grupos ou famílias e não só para indivíduos, além de frisar que o projeto busca a singularidade (a diferença) como elemento central de articulação (os diagnósticos tendem a igualar os sujeitos e a minimizar as diferenças: hipertensos, diabéticos etc.).
D
Em relação às reuniões para discussão de PTS, é importante que seja valorizado o vínculo dos membros da equipe com o usuário e a família. Cada membro da equipe, a partir dos vínculos que construiu, trará para a reunião aspectos diferentes e poderá, também, receber tarefas diferentes, de acordo com a intensidade e a qualidade desse vínculo.
E
O PTS contém seis momentos: escolha do caso pelo médico, diagnóstico médico, definição de metas a serem seguidas pelo indivíduo, divisão de responsabilidades para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS), reavaliação e encaminhamento para especialistas.