Projeto prevê revisão periódica de valores pagos a hospitais pelo SUS; O Projeto de Lei 1435/22 prevê a revisão periódica, em dezembro, da tabela para remuneração de serviços prestados ao Sistema Único de Saúde (SUS). O texto em análise na Câmara dos Deputados exige atualização suficiente para manutenção da qualidade do atendimento e equilíbrio econômico-financeiro dos contratos. Segundo ele [o autor da proposta, deputado Antônio Brito (PSD-BA)], os recursos repassados pelo governo para pagar procedimentos de média e alta complexidade, além da atenção básica, continuam defasados. "São evidentes as dificuldades enfrentadas por hospitais e entidades filantrópicas, conforme constatado inclusive pelo Tribunal de Contas da União (TCU)", disse. Fonte: https://www.camara.leg.br/noticias/906657-projeto-preve-revisao-periodica-de-valores-pagos-a-hospitais-pelo-sus/] O que caracteriza os níveis de média e alta complexidade do Sistema Único de Saúde (SUS)?
Questão
GO - Processo Seletivo unificado - PSU GO
2023
Residência (Acesso Direto)
Projeto-preve-revisa1169b093b2e
A
A maioria dos serviços de apoio diagnóstico e terapêutico na atenção ambulatorial especializada de alta complexidade brasileira é de natureza pública e com financiamento per capita.
B
A maioria dos leitos hospitalares utilizados pelo SUS é de natureza pública, por conseguinte, a
contratação de leitos privados pelo SUS é irrelevante.
C
Uma das principais causas das filas para acesso a serviços especializados é que o governo
federal investe a maior parte de seus gastos de saúde na Atenção Primária e, assim, investindo um percentual pequeno em serviços especializados de média e alta complexidade.
D
A forma de organização da média e alta complexidade no SUS é centrada principalmente na
oferta de procedimentos, e não no critério das necessidades de saúde, por meio de indicadores epidemiológicos.