Promoção da saúde é o “[…] processo de capacitação da comunidade para atuar na melhoria de sua qualidade de vida e saúde, incluindo uma maior participação no controle deste processo […] saúde é um conceito positivo, que enfatiza os recursos sociais e pessoais, bem como as capacidades físicas […] a promoção da saúde não é responsabilidade exclusiva do setor saúde, e vai para além de um estilo de vida saudável, na direção de um bemestar global.” (Conferência Internacional sobre Promoção da Saúde, realizada em Ottawa, no Canadá, 1986). Desde então a promoção à saúde vem se inserindo na visão de saúde a ser adotada nas políticas brasileiras de saúde e desenvolvimento social, incluindo a Portaria de Consolidação nº 2, de 28 de setembro de 2017 e diversas outras. Com relação à promoção à saúde, observe as seguintes afirmativas:
I. Ações relativas ao uso de álcool e drogas, violência na adolescência, violência no trânsito e prevenção do suicídio estão incluídas como promoção da saúde, e devem ser abrigadas na discussão de políticas do campo.
II. Reconhece as demais políticas e tecnologias existentes visando à equidade e à qualidade de vida, com redução de vulnerabilidades e riscos à saúde decorrentes dos determinantes sociais, econômicos, políticos, culturais e ambientais.
III. Há também no contexto da saúde suplementar, como impulsionado pela ANS, políticas que modificam a perspectiva regulatória da saúde suplementar para reorientação do modelo assistencial, no sentido de estimular que as operadoras de planos de assistência à saúde implantem ações de Promoção da Saúde e Prevenção de Riscos e Doenças.
IV. A observação dos perfis epidemiológicos e as necessidades dos territórios são partes integrantes da Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS).
V. A promoção da saúde deve considerar a autonomia e a singularidade dos sujeitos, das coletividades e dos territórios, pois as formas como eles elegem seus modos de viver, como organizam suas escolhas e como criam possibilidades de satisfazer suas necessidades dependem não apenas da vontade ou da liberdade individual e comunitária, mas estão condicionadas e determinadas pelos contextos social, econômico, político e cultural em que eles vivem.
A alternativa que contém todas as afirmativas corretas é: