Questão
SP - Santa Casa de Misericórdia de São Paulo - SCMSP
2024
Residência (Acesso Direto)
Puerpera-35-dias-pos847e6897cc
ANULADA
Puérpera 35 dias pós-parto normal vem ao pronto atendimento por febre não aferida e dor na mama direita. Ao exame, apresenta calor local e dor no quadrante inferomedial, sem ponto de flutuação. Realizada ultrassonografia, não foi constatado abscesso. Ao exame, bom estado geral, corada, hidratada. Mamas túrgidas, eritema de 5 cm de diâmetro e endurecimento local em QIM da mama direita. FC 99, SatO2 98% ar ambiente, PA 110 x 68 mmHg. Diante da situação hipotética, assinale a alternativa que descreve a melhor conduta.
A
Internação para antibioticoterapia venosa, pois apresentou febre e beira a taquicardia. Suspender amamentação.
B
Prescrição de anti-inflamatório para redução de dor e sinais flogísticos locais, sem antibiótico, pois não há abscesso. Manter amamentação.
C
Prescrição de sintomático (analgésico, anti-inflamatório) e antibiótico Ciprofloxacino, pois o principal agente é S. aureus, suspender a amamentação.
D
Prescrição de Ciprofloxacino e analgésico/anti-inflamatório, pois o principal agente é pool de anaeróbios e gram negativos, suspender a amamentação.
E
Prescrição de Cefadroxila ou Clindamicina, pois o principal agente é S. aureus, analgésico/anti-inflamatório, manter amamentação.