Qual é a lesão clássica da psoríase?
Questão
RJ - Secretaria Municipal de Administração de Volta Redonda - SMA
2020
Residência (Acesso Direto)
Qual-e-lesa-classica782d44231
A
Placa eritematosa bem demarcada com descamação superficial branco-prateada. A distribuição abrange as superfícies extensoras (joelhos, cotovelos) e nádegas e pode afetar as palmas das mãos bem como o couro cabeludo principalmente a margem anterior.
B
Distúrbio autolimitado com duração de 3 a 8 semanas. Inicialmente, surge uma única placa anular cor de salmão (placa heráldica com 2 a 6 cm de diâmetro e um halo de descamação periférica; alguns dias ou semanas depois, surge uma erupção generalizada que afeta o tronco e os segmentos proximais dos membros. As lesões são semelhantes, ainda que menores que a placa heráldica, e estão dispostas em padrão simétrico com os eixos longitudinais da lesão ao longo das linhas de clivagem da pele.
C
As lesões são pruriginosas, poligonais, violáceas e de superfície plana. A evolução é variável, mas a maioria dos pacientes tem remissões espontâneas em 6 a 24 meses.
D
Dermatite eczematosa crônica, intermitente e extremamente pruriginosa com placas eritematosas descamativas, formação de vesículas, crostas e fissuras. As lesões ocorrem mais nas superfícies flexoras, há o acometimento marcante das fossas antecubitais e poplíteas; eritrodermia generalizada nos casos graves.
E
Distúrbio não infeccioso crônico evidenciado por placas eritematosas com descamação amarelada e gordurosa. Em geral, as lesões localizam-se no couro cabeludo, nos supercílios e sulcos nasolabiais, nas axilas, na região central do tórax e na região retroauricular.