Questão
AL - Hospital Memorial Arthur Ramos - HMAR
2017
Residência (Acesso Direto)
Quando-apos-criteriosa3509c03a40
Quando após criteriosa avaliação clínica de uma bradicardia sinusal é constatada a ausência de causas reversíveis, o implante de marca-passo definitivo é tratamento efetivo para a disfunção sinusal sintomática. Sobre isso, assinale a alternativa INCORRETA.

A
Apesar de não modificar a taxa de sobrevida, o marca-passo permite a melhora tanto dos sintomas como da qualidade de vida dessa população.
B
Portadores de doença do nó sinusal na ausência de estimulação cardíaca (ou seja, sem marca-passo) raramente evoluem com eventos sintomáticos que podem exigir tratamento imediato, tais como síncope, insuficiência cardíaca descompensada e fibrilação atrial permanente, além de taquiarritmias paroxísticas com resposta ventricular elevada.
C
O implante de marca-passo melhora significativamente a qualidade de vida dos portadores de doença do nó sinusal a partir do terceiro mês do procedimento, sem modificar a mortalidade por qualquer causa.
D
Em pelo menos metade dos pacientes com doença do nó sinusal, observam-se bradiarritmias alternando-se com taquiarritmias atriais.