Quanto à desidratação hipotônica ou hiponatrêmica:
Questão
DF - Secretaria de Saúde do Distrito Federal - SES DF
2006
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
4000014683
A
caracterizada por sódio sérico menor que 110 mEq/l.
B
há uma depleção de sódio e água, porém com uma perda proporcional excessiva de sódio em relação à perda hídrica.
C
a consequente hipotonicidade do líquido extracelular gera um gradiente osmótico com consequente movimentação de água do espaço extracelular para o espaço intracelular, o que não agrava o déficit extracelular e nem acentua os sinais e sintomas da desidratação.
D
não traz repercussões clínicas importantes.
E
é inócua e evolui espontaneamente sem necessidade de intervenção terapêutica.