Quanto à hemoptise, considere as afirmativas a seguir.
I. A broncoscopia é o método mais eficiente para identificar a fonte de sangramento e deve ser realizada na vigência do sangramento, especialmente em pacientes em que a radiografia mostra doença bilateral.
II. Hemoptise é definida como expectoração de sangue, podendo variar de raias de sangue vivo até a eliminação de grandes volumes de sangue. A hemoptise maciça corresponde à eliminação de 200 a 1.000 mL/24 horas.
III. O manejo inadequado do paciente com hemoptise aguda severa tem alta mortalidade (acima de 80%). Esses pacientes, aparentemente estáveis, podem ter piora rápida e evoluir fatalmente. A história pode determinar a existência de doenças preexistentes (tuberculose, carcinoma brônquico), duração e volume aproximado do sangramento e número de episódios semelhantes.
IV. O pulmão, junto com a nasofaringe e o trato gastrointestinal, é a fonte de sangramento, desde que exteriorizado pela boca e não pelo nariz. A incidência depende da população estudada, mas, na maioria dos pacientes, o sangramento é secundário a doenças benignas, inflamatórias/infecciosas.
Assinale a alternativa correta.