Quanto à indicação de transfusões de hemoderivados ou de hemocomponentes, é INCORRETO afirmar que: (Manual de transfusão hospitalar e complicação transfusional. Secretaria de Estado da Saúde - SESA - Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná - HEMEPAR. 2013)
Questão
PR - Hospital Angelina Caron - HAC PR
2017
Residência (Acesso Direto)
Quanto-a-indicaca39cbfcdaf1
A
A anemia por perda sanguínea crônica que responde bem ao ferro e a anemia por insuficiência renal crônica que responde à eritropoetina constituem situações especiais nas quais se deve evitar a transfusão sanguínea.
B
Em casos de anemia hemolítica autoimune, em geral não se encontra CH compatível; todo sangue transfundido será hemolisado.
C
O concentrado de hemácias filtradas pode ser indicado após o segundo episódio de reação transfusional febril não hemolítica (RTFNH) para diminuir a possibilidade de aloimunização a antígenos leucocitários e do sistema HLA e na profilaxia da contaminação por CMV em imunossuprimidos CMV-negativos.
D
O concentrado de hemácias irradiadas é indicado para reduzir o risco de doença enxerto contra hospedeiro em casos de pós transplante de medula óssea autólogo ou alogênico.
E
O plasma fresco não deve ser indicado em casos de sangramento intenso pelo uso de anticoagulante oral (dicumarínicos).