Quanto a doença renal crônica é INCORRETO afirmar:
Questão
RJ - Secretaria Municipal de Administração de Macaé - SEMAD
2023
Residência (Acesso Direto)
Quanto-doenc-renal8cf743db3
A
São fatores de riscos para doença renal crônica: obesidade, hipertensão arterial, diabetes melito, doenças autoimunes, idade avançada, história familiar de doença renal e anormalidades estruturais do trato urinário.
B
A anemia na doença renal crônica geralmente é normocítica e normocrômica e está associada principalmente a redução na produção de eritropoetina.
C
São fatores que podem precipitar hiperpotassemia em pacientes com doença renal crônica: aumento da ingesta dietética de potássio, hemólise, transfusão de concentrado de hemácias estocado, acidose metabólica, uso de fármacos como diuréticos poupadores de potássio ou inibidores do sistema renina/angiotensina.
D
Há dois distúrbios ósseos associados a doença renal crônica: alterações de baixo turnover ósseo associada a elevados níveis de PTH com na osteíte fibrosa do hiperparatireoidismo secundário e alterações de alto turnover ósseo associada a baixos níveis de PTH como na doença óssea dinâmica.
E
Doença cardiovascular é a principal causa de morbidade e mortalidade entre doentes renais crônicos em qualquer estágio da doença.