Questão
SP - Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto - FAMERP (Hospital de Base de São José do Rio Preto - HB)
2024
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
RADB-masculino-35-anos106ed964ccf
RADB, masculino, 35 anos, usuário de drogas ilícitas por via inalatória e vivendo em situação de rua há quatro anos, foi atendido em Unidade de Pronto Atendimento por apresentação de quadro de febre, tosse com expectoração de aspecto purulento em grande quantidade em evolução há duas semanas e consumpção acentuada. O paciente referiu diagnóstico de infecção pelo HIV há cinco anos com realizações do tratamento de forma irregular até dois anos antes em Minas Gerais. Após avaliação clínica e radiológica, a possibilidade de tuberculose pulmonar foi levantada e a equipe assistente iniciou a condução do caso. Assinale a alternativa que descreve conduta CORRETA para o caso.
A
O diagnóstico de tuberculose foi confirmado com a obtenção de baciloscopia positiva (+++) e do teste rápido molecular para Mycobacterium tuberculosis (TRM-TB) com detecção de resistência à Rifampicina; o paciente foi encaminhado a Unidade Hospitalar para internação, confirmação dos achado e início do tratamento específico após resultados de novos exames e estadiamento da doença pelo HIV.
B
O diagnóstico de tuberculose foi descartado após obtenção de teste rápido molecular para Mycobacterium tuberculosis (TRM-TB) com resultado ""detectado"", assim como gene de resistência à Rifampicina; o paciente foi encaminhado para serviço ambulatorial especializados para pacientes com HIV-AIDS e Tuberculose, onde teve nova amostra de escarro coletada para realização de cultura para micobactérias e teste de sensibilidade e o tratamento iniciado com esquema básico (Rifampicina / Isoniazida / Pirazinamida / Etambutol).
C
O diagnóstico de tuberculose foi confirmado pela obtenção de baciloscopia positiva (+) em amostra de escarro coletada; o tratamento com esquema básico (Rifampicina / Isoniazida / Pirazinamida / Etambutol) foi iniciado e o paciente foi encaminhado para serviço ambulatorial especializados para pacientes com HIV-AIDS para seguimento das duas doenças.
D
A pesquisa direta do Mycobacterium tuberculosis resultou negativa em amostra de escarro coletada no momento da consulta, bem como o teste rápido molecular específico (TRM-TB); a possibilidade de tuberculose foi, então, considerada menos provável e decidiu-se pela realização de tratamento de Pneumonia Adquirida na Comunidade com Amoxicilina/Clavulanato e encaminhamento para serviço ambulatorial especializados para pacientes com HIV-AIDS.