RN sexo masculino, idade gestacional 41 semanas + 1 dia, APGAR 7/8, nascido em 21/07/2022, parto cesáreo, nasceu tinto em mecônio. Apresentou choro fraco ao nascimento, extremidades cianóticas, frequência cardíaca de 120 bpm e boa movimentação. Sua mãe de 39 anos, apresentou Diabetes gestacional que foi controlada com insulina. Não houve outras intercorrências gestacionais. Pré-natal adequado com relato de um aborto espontânea há 2 dois anos. Ultrassonografia em 20/07/2022 estimou peso de 2.750 g. Com relação ao quadro clínico descrito acima e os seus conhecimentos sobre assistência ao recém-nascido em sala de parto, assinale a alternativa que apresenta ações para a condução do paciente em questão.
Questão
MG - Fundação Educacional Lucas Machado - FELUMA
2023
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
RN-sexo-masculino106106a4c6f
A
Levar RN à mesa de reanimação em posição de Trendelenbur, iniciar VPP (ventilação com pressão positiva) com máscara facial e ar ambiente nos primeiros 60 segundos de vida, após aspirar cavidade oral e narinas com sonda de aspiração traqueal.
B
Levar RN à mesa de reanimação em decúbito horizontal, diante das boas condições do paciente, realizar leve extensão do pescoço (com ou sem coxim sob os ombros), aspirar boca e depois narinas com sonda de aspiração traqueal, secar, desprezar campos úmidos e reposicionar cabeça.
C
Levar RN à mesa de reanimação em decúbito horizontal. Se houver melhora da coloração da pele e recuperação da vitalidade no primeiro minuto de vida (gold minute) não se deve realizar nenhum procedimento e o contato pele a pele deve ser instituído assim como a tentativa de iniciar a amamentação.
D
Levar RN à mesa de reanimação em posição de Trendelenburg, se mecônio espesso, aspirar boca e narinas com sonda traqueal, realizar laringoscopia seguida de intubação traqueal e aspiração por cânula que deve ser retirada gradativamente. Deve-se realizar uma única aspiração.