RN do sexo masculino, prematuro extremo de 27 semanas, pesando 800 g, foi inicialmente estabilizado com ventilação não invasiva. No segundo dia de vida, uma rápida deterioração clínica exigiu a transição para ventilação mecânica. Durante o procedimento de intubação, que foi difícil, se evidenciou sangramento significativo na via aérea. A gasometria arterial revelou acidose respiratória grave, e a radiografia de tórax indicou infiltrados difusos bilaterais. Qual seria a abordagem mais apropriada para o manejo desse paciente?
Questão
RS - Associação Médica do Rio Grande do Sul - AMRIGS
2025
Residência com pré-requisito - Pediatria (R+ PED)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
RN-sexo-masculino7689d9fa44
A
Implementar estratégia de ventilação convencional, com ajuste cauteloso dos parâmetros ventilatórios, e realizar broncoscopia para avaliação das vias aéreas.
B
Instituir terapia antibiótica de amplo espectro, considerando a possibilidade de infecção como causa da deterioração clínica.
C
Adotar abordagem personalizada, considerando os resultados do coagulograma, para direcionar a administração seletiva de componentes sanguíneos específicos.
D
Suspender qualquer forma de ventilação mecânica, considerando a possibilidade de barotrauma como causa da deterioração, e administrar oxigênio por cateter de alto fluxo.