Recém-nascido (RN) com 39 semanas de idade gestacional, nascido de cesariana e com Apgar 9/10. Com 15 dias de vida consultou no pronto-socorro por febre e foi internado para observação. O resultado do hemograma foi normal e na evolução apresentou persistência da febre, irritabilidade e crise convulsiva. Um novo hemograma não apresentou alterações. Foi submetido à punção lombar, onde o líquor mostrou pleocitose com hiperproteinorraquia. Foi iniciado tratamento com aciclovir. Em relação ao caso clínico descrito acima, marque a alternativa CORRETA. (PRORN - Programa de Atualização em Neonatologia – ciclo 6 – volume 4)
Questão
PR - Hospital Angelina Caron - HAC PR
2018
Residência (Acesso Direto)
Recem-nascido-RN-com943720a6ed
A
Como o RN não apresentava vesículas na pele é pouco provável que se trate de infecção neonatal por herpes
B
Como a mãe não relatava herpes vaginal ou labial durante a gestação, o diagnóstico de infecção neonatal por herpes seria a última hipótese.
C
A conduta terapêutica foi adequada: RN com convulsão, hiperproteinorraquia e hemograma normal é altamente sugestivo de infecção neonatal por herpes.
D
A conduta foi muito agressiva. O correto seria solicitar sorologias para herpes-vírus no sangue e no líquor do RN e tratar apenas após a confirmação diagnóstica
E
Como os exames confirmam uma meningite neonatal viral, não é necessário nenhum tipo de tratamento, apenas sintomáticos.