Recém-nascido, com 15 dias de vida, é levado ao ambulatório para consulta de rotina. Está em aleitamento materno exclusivo e sem queixas. Ao exame físico, o RN encontrase ativo, reativo, corado, ictérico (+++/4+), com escleras amareladas e fígado palpável a 5 cm do RCD. O restante do exame físico não apresenta alterações. Exames laboratoriais revela: Hematócrito= 40%; Hemoglobina= 13,5 mg/dL; bilirrubinas totais= 3,5 mg/dL; bilirrubina indireta= 2,3 mg/dL; bilirrubina direta= 1,2 mg/dL. Diante desse quadro, a conduta a ser tomada será
Questão
RN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (Hospital Universitário Onofre Lopes - HUOL)
2023
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Recem-nascido-com-1581af8cfa5d
A
caracterizar o caso como colestase de causa fisiológica, decorrente do metabolismo e transporte imaturos de sais biliares, devendo-se repetir a dosagem das bilirrubinas no final do primeiro mês de vida.
B
não caracterizar o caso como colestase, por não haver relato de colúria e acolia fecal, mantendo-se o acompanhamento mensal de puericultura.
C
caracterizar o caso como colestase e proceder a investigação do diagnóstico etiológico, estabelecendo se o processo é obstrutivo ou não, isto é, se o tratamento é clínico ou cirúrgico.
D
não caracterizar o caso como colestase, por se tratar de icterícia por hiperbilirrubinemia indireta, solicitando-se a dosagem de reticulócitos como o passo a seguir.