Recém-nascido com 39 semanas de idade gestacional, nasceu de parto vaginal, chorando e com bom tônus. Genitora fez pré-natal com 7 consultas. Refere que apresentou vulvovaginite no terceiro mês de gestação. Apresentando teste rápido para HIV e VDRL, não reagentes. Para esse paciente, o pediatra deve:
Questão
PE - Secretaria Estadual de Saúde do Estado de Pernambuco - SES PE
2018
Residência (Acesso Direto)
Recem-nascido-com-39462a4e65a0
A
Prover calor, posicionar a cabeça, aspirar as vias aéreas e secar, junto com a mãe.
B
Prover calor, posicionar a cabeça, aspirar as vias aéreas, se necessário, e secar a criança em campos aquecidos e em berço aquecido e, em seguida, entregá-lo à genitora para amamentação ainda na sala de parto.
C
Prover calor e secar o recém-nascido. Em seguida, posicionar a cabeça e aspirar as vias aéreas, se necessário, em berço aquecido. Após esses cuidados iniciais, avaliar FC e respiração, e, se normais, entregá-lo à mãe em campos aquecidos.
D
Dar os cuidados de rotina junto com a mãe (com contato pele a pele e cobertos com campos aquecidos), provendo calor, mantendo as vias aéreas pérvias, secando e avaliando FC e respiração de modo contínuo.
E
Prover calor e secar. Em seguida, posicionar a cabeça, aspirar as vias aéreas, se necessário, e deixá-lo aquecendo em berço aquecido por duas horas para reavaliação, uma vez que possui fatores de risco para sepse neonatal precoce.