Recém-nascido com 8 dias de vida é trazido ao pronto socorro com história de desconforto respiratório iniciado há 2 dias, com piora progressiva. Nasceu de parto normal, com 39 semanas, pesando 3,760 g, com índice de Apgar 8 e 9 no 1° e 5° minutos, respectivamente, e recebeu alta no 1° dia de vida com aleitamento materno exclusivo. A mãe nega febre ou outros sintomas. Ao examiná-lo, você percebe palidez cutânea, FC 175 bpm, FR 64 irpm, PA 72 x 40 (56) mmHg no membro superior direito e PA 43 x 24 (31) mmHg no membro inferior esquerdo, ausculta pulmonar normal e ausculta cardíaca revela sopro contínuo em borda esternal esquerda alta. Os pulsos periféricos são finos e a perfusão é de 2 segundos na mão direita. Na conduta imediata mais apropriada deve-se:
Questão
SP - Universidade de São Paulo - USP - RP (Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP)
2016
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Recem-nascido-com-8133b7060ecd
A
Solicitar ecocardiograma e eletrocardiograma e encaminhar para avaliação de um cardiologista pediátrico, pois trata-se de cardiopatia congênita.
B
Oferecer oxigênio a 100% e infundir 10 ml/kg de soro fisiológico em 20 minutos, pois trata-se de choque séptico em recém-nascido.
C
Internar na UTI neonatal, intubar e ventilar com oxigênio a 100% e iniciar infusão de dobutamina EV porque trata-se de choque cardiogênico.
D
Iniciar infusão de prostaglandina E1, pois trata-se de cardiopatia congênita dependente do canal arterial.