Questão
SP - Faculdade de Medicina de Marília - Famema (Hospital das Clínicas da Famema)
2025
Residência (Acesso Direto)
Recem-nascido-sexo99c65b0b4f
Recém-nascido, sexo masculino, com 18 dias de vida, estava mamando o leite de sua mãe cerca de 7 vezes por dia. Nas últimas 36 horas, mãe refere aumento na frequência de mamadas, com alguns episódios de regurgitação e que sente que seu bebê “está chorando, solicitando mais para mamar”. A mãe está muito cansada com essa nova rotina e preocupada com a possibilidade de haver algum problema com seu leite (“leite fraco”) e que seu filho ainda não está “mamando nos horários adequados”. O bebê teve adequada evolução ponderal desde a alta.

Qual a conduta mais adequada neste momento?
A
Orientar que as mamadas tenham duração de cerca de 15 a 20 minutos e sejam restritas a cada 3 horas para esvaziamento adequado da mama com a fração gordurosa do leite materno (leite posterior).
B
Assegurar para a mãe que o leite materno é suficiente para esse período e deve ser mantido, e prescrever bromoprida para controlar os episódios de refluxo.
C
Prescrever fórmula antirrefluxo complementar, temporariamente, no período noturno (mamada da madrugada) para a mãe poder descansar e recuperar-se para o restabelecimento do aleitamento materno exclusivo.
D
Esclarecer que a duração desse quadro de transição pode ser de alguns dias e que o aleitamento em livre demanda deve ser mantido, pois, naturalmente, uma rotina será estabelecida.