Recém-nascido a termo, masculino, peso adequado à idade gestacional (AIG), mãe é primípara, a criança nasceu de parto hospitalar normal, Apgar de 8 e 9 respectivamente, recebeu alta da maternidade com 48 horas de vida, em aleitamento materno exclusivo sem intercorrências no período. Com 5 dias de vida é trazido à UBS para consulta de rotina onde foi detectado que a mãe está com fissuras nos mamilos e a perda ponderal da criança foi de 12% em relação ao peso do nascimento. Qual a conduta correta para este caso?
Questão
PA - Centro Universitário do Estado do Pará - CESUPA
2020
Residência (Acesso Direto)
Recem-nascido-termo89b173fe04
A
Oferecer apoio à mãe e eventual prescrição de analgésico à mesma e cuidados com a fissura; orientar quanto à pega, posição e alternância das mamas; retorno com 7 dias para reavaliar.
B
Oferecer apoio à mãe e eventual prescrição de analgésicos e pomadas umectantes para passar nos seios, prescrever fórmula infantil de partida para o recém-nascido até cicatrizarem as lesões, retorno com 15 dias para reavaliar.
C
Oferecer apoio à mãe e prescrever pomadas anestésicas, protetores de silicone para o mamilo, complementar com fórmula infantil de partida e retorno com 30 dias de vida para reavaliar.
D
Tranquilizar a mãe quanto ao caráter auto-limitado das fissuras e quanto à perda ponderal fisiológica dos recém-nascidos neste período. Retorno com 15 dias de vida.