Recém-nascido prematuro, com 33 semanas de idade gestacional, pesando 1.600 g, é atendido pelo pediatra em sala de parto. Quais os primeiros passos a serem adotados?
Questão
ES - Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC
2018
Residência (Acesso Direto)
Recem-nascido26d0958f13
A
Assegurar a temperatura na sala de parto entre 23-26ºc, após clampeamento do cordão umbilical, recém-nascido é levado a fonte de calor radiante, posiciona-se a cabeça do recém-nascido em leve extensão, aspiração das narinas e boca se presença de secreção, secar o paciente e retirar compôs úmidos. Avaliação da FC, respiração e Tônus muscular. Todo procedimento deve ser realizado em 60 segundos.
B
Assegurar a temperatura na sala de parto entre 23-26ºc, após clampeamento do cordão umbilical, recém-nascido é levado a fonte de calor radiante, posiciona-se a cabeça recém-nascido em leve extensão, aspiração das narinas e boca se presença de secreção, secar o paciente e retirar compôs úmidos. Avaliação da FC, respiração e Tônus muscular. Todo procedimento deve ser realizado em 30 segundos.
C
Assegurar a temperatura na sala de parto entre 23-26ºc, após clampeamento do cordão umbilical, recém-nascido é levado a fonte de calor radiante, envolto em saco plástico transparente, touca dupla, posiciona-se a cabeça do recém-nascido em leve extensão, aspiração das narinas e boca se secreção, e avaliação da FC, respiração e Tônus muscular. Todo procedimento deve ser realizado em 30 segundos.
D
Assegurar a temperatura na sala de parto entre 23-26ºc, após clampeamento do cordão umbilical, recém-nascido é levado a fonte de calor radiante, posiciona-se a cabeça do recém-nascido em leve extensão, inicia CPAP nasal com ventilador manual em T, e encaminhar a UTI neonatal para receber cuidados intensivos.
E
Assegurar a temperatura na sala de parto entre 23-26ºc, após clampeamento do cordão umbilical, recém-nascido é levado a fonte de calor radiante, posiciona-se a cabeça do recém-nascido em leve extensão, realizar intubação orotraqueal e realizar uma dose de surfactante, monitorização continua e encaminhamento à UTI neonatal acoplado ao ventilador Manuel em T.