Questão
PR - Universidade Estadual de Londrina - UEL (Hospital Universitário da UEL)
2025
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Recentemente-foi2789c4ee95e

Recentemente, foi publicado em periódicos científicos, com acesso para a comunidade médica, o escore Phoenix para o diagnóstico de sepse. Em relação às recomendações desse escore, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.

( ) Definição de SEPSE como disfunção orgânica potencialmente fatal, no contexto de uma infecção suspeita ou confirmada, operacionalizada por meio de uma pontuação no Escore de Sepse de Phoenix de, pelo menos, 2 pontos, quantificados em 4 categorias funcionais.

( ) O diagnóstico de choque séptico é estabelecido em crianças com sepse que apresentam, pelo menos, 2 pontos no componente cardiovascular do Escore de Sepse de Phoenix, ou seja, hipotensão grave para a idade, lactato sanguíneo > 45 mg/dL (ou maior ou igual a 5 mmol/L), ou necessidade de medicação vasoativa.

( ) A pontuação pode ser calculada na ausência de algumas variáveis, por exemplo, mesmo que o nível de lactato não seja medido e medicamentos vasoativos não sejam usados, uma pontuação cardiovascular ainda pode ser determinada usando a pressão arterial.

( ) A disfunção respiratória de 1 ponto pode ser avaliada em qualquer paciente que receba oxigênio, cânula nasal de alto fluxo, pressão positiva não invasiva ou suporte respiratório invasivo (VPM), e inclui uma relação PaO2:FIO2 inferior a 200 e uma relação SpO2:FIO2 inferior a 220 em crianças que não estão recebendo VPM.

( ) A pontuação da Escala de Coma de Glasgow mede o nível de consciência com base em resposta verbal, ocular e motora (variação de 3 a 15, com uma pontuação mais alta indicando melhor função neurológica), no entanto, esse subescore de disfunção neurológica não foi validado pragmaticamente em pacientes sedados.

Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.

A

V, V, F, F, F.

B

V, F, V, V, F.

C

V, F, F, F, V.

D

F, V, V, F, V.

E

F, V, F, V, F.