A Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) foi instituída para pessoas com sofrimento ou transtorno mental e com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), propondo um modelo de atenção em saúde mental, a partir do acesso e a promoção de direitos das pessoas, baseado na convivência dentro da sociedade. Além de mais acessível, a rede ainda tem como objetivo articular ações e serviços de saúde em diferentes níveis de complexidade. A RAPS é formada pelos seguintes componentes:
Questão
TO - Fundação Universidade Federal do Tocantins - UFT
2021
Residência (Acesso Direto)
Rede-Atenca824287c578
A
Consultório de Rua, Atenção Psicossocial Especializada, Atenção de Urgência e Emergência, Atenção Residencial de Caráter Transitório, Atenção Hospitalar, Estratégias de Desinstitucionalização e Reabilitação Psicossocial.
B
Atenção Básica em Saúde, Atenção Psicossocial Especializada, Atenção de Urgência e Emergência, Atenção Residencial de Caráter Transitório, Atenção Hospitalar, Estratégias de Desinstitucionalização e Reabilitação Psicossocial.
C
Atenção Básica em Saúde, Atenção Psicossocial Especializada, Atenção de Urgência e Emergência, Unidades de Recolhimento, Atenção Hospitalar, Estratégias de Desinstitucionalização e Reabilitação Psicossocial.
D
Atenção Básica em Saúde, Atenção Psicossocial Especializada, Atenção de Urgência e Emergência, Atenção Residencial de Caráter Transitório, Enfermaria especializada em Hospital Geral, Estratégias de Desinstitucionalização e Reabilitação Psicossocial.