Refletindo-se sobre os modelos assistenciais vigentes no país e as propostas alternativas voltadas para a transformação do sistema de saúde brasileiro, pode-se afirmar:
Questão
BA - Sistema Único de Saúde - SUS Bahia
2007
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Refletindo-modelos23a849151b
A
O modelo sanitarista corresponde à Saúde Pública institucionalizada no Brasil durante o século XIX, enfrentando os problemas de saúde mediante campanhas e programas especiais.
B
O modelo médico assistencial privatista tem origens na assistência filantrópica e na medicina liberal, sendo consolidado com a capitalização da medicina e enfraquecido com a expansão da previdência social
C
Propostas alternativas visando à integralidade da atenção e o impacto sobre os problemas de saúde vêm sendo elaboradas desde a década de 80, do século XX.
D
A implantação de distritos sanitários exige uma mudança na organização e no funcionamento das secretarias de saúde, preocupando-se fundamentalmente com a oferta de serviços aos usuários que constituem a demanda espontânea.
E
A distritalização converge para um processo político-organizativo de reorientação do sistema de saúde, com ênfase no nível estadual, capaz de facilitar o desenvolvimento de modelos de atenção comprometidos com a construção do SUS.